Rádio Câmara

Com a Palavra

Sociedade Brasileira de Pediatria divulga orientações para prevenir o bullying entre crianças e adolescentes

13/11/2017 - 11h47

  • Sociedade Brasileira de Pediatria divulga orientações para prevenir o bullying entre crianças e adolescentes

O Com a Palavra entrevistou o pediatra Abelardo Bastos Júnior. Ele é membro do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria. Recentemente, a entidade lançou um guia para lidar com o bullying, um perigo silencioso que se tornou uma ameaça no ambiente escolar em todo mundo.

Na entrevista, ele falou da importância do papel da família no combate ao bullying, incentivando o filho ao diálogo; da necessidade de se identificar o autor, que precisa de plateia e, portanto, há pessoas que podem ajudar na identificação; e da necessidade de se criar nas escolas um comitê de combate ao bullying.

Pesquisa divulgada no início de novembro pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, mostra que o Brasil é o quarto país com maior prática de bullying no mundo. 43% dos estudantes de 11 a 12 anos disseram ter sido vítima de violência física ou psicológica na escola pelo menos uma vez no mês anterior à pesquisa. Preocupada com essa prática, que conta dos danos visíveis e invisíveis no público infanto-juvenil, a Sociedade Brasileira de Pediatria, além do guia para prevenir o problema, se colocou à disposição das escolas para dar palestras sobre o assunto.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.