Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado Hugo Legal fala sobre os 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro

25/09/2017 - 07h00

  • Deputado Hugo Legal fala sobre os 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro completou 20 anos, no último sábado.

Apesar de a legislação brasileira ser considerada por organismos internacionais como uma das mais modernas do mundo, o trânsito mata, no país, cerca de quarenta e sete mil pessoas, por ano, e deixa outras quatrocentas mil com algum tipo de sequela.

Esse cenário de violência tem um forte impacto nos cofres públicos. Segundo o observatório nacional de segurança viária, os acidentes de trânsito custam ao país cerca 56 bilhões reais, todos os anos.

O deputado Hugo Leal, do PSB do Rio de Janeiro, em entrevista, o parlamentar falou que apesar dos avanços do Código de Trânsito Brasileiro, considerado um dos mais modernos do mundo, o trânsito no brasil continua matando. Por ano, 47 mil pessoas morrem nas estradas brasileiras e outras 400 mil ficam com sequelas.

O deputado Hugo Leal sugere ajustes na legislação de trânsito, como por exemplo, a criação de um plano nacional de redução de mortes, já em fase final, é o aumento de penas para quem dirige alcoolizado, como sugeriu o movimento "não foi acidente".

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincon Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.