Rádio Câmara

Com a Palavra

Proposta que institui o parlamentarismo no Brasil está pronta para ser votada na CCJ

28/08/2017 - 11h32

  • Proposta que institui o parlamentarismo no Brasil está pronta para ser votada na CCJ

Enquanto a Reforma Política domina as atenções na Câmara, o debate sobre um novo sistema de governo ganha espaço.

A adoção do parlamentarismo republicano e do semipresidencialismo já estão no centro do debate de vários partidos.

A fórmula básica dos dois sistemas é parecida - o presidente divide o poder com o primeiro-ministro eleito pelo Congresso Nacional. O que muda, em cada sistema, é o tamanho dos poderes que se concedem a um e a outro.

E esse debate volta, mais uma vez, ao Com a Palavra, que entrevistou o relator da proposta de emenda à Constituição que instituí o parlamentarismo no Brasil, deputado Betinho Gomes, do PSDB de Pernambuco.

Para o deputado, o parlamentarismo é melhor porque dá mais estabilidade política e econômica ao país em momentos de crise institucional, como a que passa hoje o Brasil. Betinho Gomes considera que o cenário atual é favorável ao parlamentarismo e não vê necessidade de realização de novo plebiscito para a escolha de um novo sistema para o país, como o que ocorreu em 1993. O deputado disse que o relatório já está pronto, e que pedirá ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça para colocar o texto em pauta.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincon Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.