Rádio Câmara

Com a Palavra

Escola sem Partido: proposta é alvo de manifestações nesta terça; deputado Glauber Braga comenta

15/08/2017 -

  • Escola sem Partido: proposta é alvo de manifestações nesta terça; deputado Glauber Braga comenta (bloco 1)

  • Escola sem Partido: proposta é alvo de manifestações nesta terça; deputado Flavinho comenta (bloco 2)

Nesta terça-feira, mais de 16 capitais e outras 100 cidades, de 19 estados, vão ser palco de manifestações contra a doutrinação ideológica nas escolas.

A marcha vai apoiar o projeto que está em análise, na Câmara, e que incluí entre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional o programa Escola sem Partido.

Para repercutir a polêmica proposta, o Com a Palavra entrevistou o deputado Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro; e o relator do projeto, deputado Flavinho, do PSB paulista. Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos:

Bloco 1: para Glauber Braga, o projeto Escola sem Partido é de extrema direita, em que vai prevalecer a mordaça em sala de aula, e tirar a possibilidade de reflexão nas escolas. Segundo o deputado, o projeto cria a cultura do medo entre os professores e suprime a reflexão crítica no ambiente escolar. O parlamentar acredita que o projeto será aprovado na comissão, mas não vai passar em Plenário.

Bloco 2: o deputado Flavinho reconhece que a proposta é polêmica e, por isso, segundo ele, interessados no assunto estão sendo ouvidos em audiência pública. Para o parlamentar, o deputado Glauber Braga exagerou na avaliação da proposta, que, segundo Flavinho, não trata da criminalização dos professores em sala de aula.

Apresentação - Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.