Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) discute pontos da reforma política

09/08/2017 - 11h25

  • Deputado Rubens Otoni (PT-GO) discute pontos da reforma política (bloco 1)

  • Deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) discute pontos da reforma política (bloco 2)

A Comissão Especial sobre Tempo e Coincidência de Mandatos está com reunião agendada para o meio-dia. Já a Comissão Especial da Reforma Política tem encontro marcado para às três da tarde. Na pauta dos dois colegiados, pareceres do relator deputado Vicente Candido, do PT paulista.

Para aprofundar pontos da reforma política, o Com a Palavra entrevistou os deputados Rubens Otoni, do PT de goiás; e Lúcio Vieira Lima, do PMDB da Bahia. Ambos integrantes de comissões especiais sobre o assunto na Câmara.

Segundo os deputados, uma proposta que já atende a maioria dos partidos é a criação de um fundo de financiamento de campanhas eleitorais, com recursos públicos, que deve contar com R$ 3,5 bilhões para as eleições de 2018 e cerca de R$ 2 bilhões para as eleições seguintes. Essa medida, na opinião dos parlamentares, vai trazer mais transparência e baratear o custo das campanhas.

Entre as medidas que deverão ser aprovadas estão o fim das coligações partidárias e o sistema distrital misto para as eleições proporcionais – que são os cargos de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores – a partir de 2022. Pelo sistema misto, metade dos eleitos virá da lista fechada; e a outra metade, do sistema distrital, que é majoritário, vencendo o candidato que levar o maior número de votos no distrito eleitoral.

Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos.

Apresentação - Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.