Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissões discutem com ministro prioridades e diretrizes da política de defesa nacional

28/06/2017 - 11h22

  • Comissões discutem com ministro prioridades e diretrizes da política de defesa nacional

As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Integração Nacional; de Seguridade Social; de Segurança Pública; e do Trabalho realizam audiência pública conjunta para ouvirem a apresentação das prioridades e diretrizes da política de defesa nacional do governo, com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Os parlamentares também querem esclarecimentos sobre o anúncio da realização de manobras militares conjuntas entre o Exército Brasileiro e o Exército Americano, além do reforço das fronteiras do Brasil, a fim de evitar o tráfico de armas e drogas.

Em entrevista ao Com a Palavra, o ministro Raul Jungmann falou sobre tema. O ministro desmentiu que haja manobras militares conjuntas na selva amazônica e afirmou se tratar apenas de um exercício humanitário com observadores dos Estados Unidos, comum na região. Jungmann também negou a possibilidade de instalação de uma base multinacional na Amazônia, como chegou a ser cogitado; e destacou o esforço das Forças Armadas na proteção dos 17 mil quilômetros de fronteiras do Brasil, no intuito de evitar o tráfico de armas e drogas.

Ao mencionar o complexo industrial militar do Brasil, Raul Jungmann garantiu que a produção está correspondendo às expectativas, com produtos de qualidade para competir no mercado internacional, citando como exemplo os mísseis e caças brasileiros.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
Participação Especial - Mauro Ceccherini

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.