Rádio Câmara

Com a Palavra

Política Nacional de Prevenção do Diabetes é tema de fórum na Câmara

27/06/2017 - 10h41

  • Política Nacional de Prevenção do Diabetes é tema de fórum na Câmara

A Comissão de Seguridade Social realiza, nesta terça-feira, fórum para debater o projeto que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de assistência integral à saúde das pessoas que têm a doença.

O evento vai contar com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes, além de representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Diabetes, da Associação Diabetes Juvenil (ADJ) Brasil e da deputada ítalo-brasileira Renata Bueno, que vai falar por meio de videoconferência e trazer as experiências daquele país.

A Política Nacional de Prevenção do Diabetes prevê, entre outros pontos, a realização de campanhas de conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente e controlar os níveis glicêmicos; além de possibilitar à população fazer exames preventivos, já que mais de 7 milhões de pessoas ainda não sabem que têm a doença.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o Brasil já é o quarto país do mundo em número de pessoas com o diagnóstico de diabetes, com 16 milhões de pacientes.

Para conversar sobre o assunto, o Com a Palavra convidou a autora da iniciativa do fórum e relatora do projeto, a deputada Carmen Zanotto, do PPS de Santa Catarina, que também é profissional de saúde.

Na entrevista, a deputada também comentou a decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de encaminhar ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva. Zanotto disse que a denúncia é triste para o país, mas defendeu que ela seja analisada tão logo a notificação chegue à Câmara. A deputada – que é vice-líder do PPS, partido que já foi da base do governo – não quis adiantar se o governo terá votos suficientes para que a denúncia seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal, e afirmou que o assunto deverá ser deliberado dentro do partido antes de chegar ao Plenário.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE