Rádio Câmara

Com a Palavra

Estudo analisa aproveitamento dos oceanos para produção de eletricidade no Brasil

19/06/2017 - 12h35

  • Estudo analisa aproveitamento dos oceanos para produção de eletricidade no Brasil

Nas últimas décadas, mudanças climáticas provocadas pelas emissões de gases de efeito estufa apontam uma crise ambiental em escala planetária sem precedentes.

Dentro desse contexto internacional, a busca por fontes de energias renováveis tem sido objeto de intensos debates e ocupado cada vez mais espaço na agenda dos governantes.

Especialistas de várias partes do mundo e, também, no Brasil, têm se debruçado em busca de saídas para o desenvolvimento de um modelo energético baseado em energias limpas e renováveis. Uma delas é a energia dos oceanos, que é alvo de estudo do consultor legislativo da Câmara na área de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos, Rodrigo Limp, que esteve Com a Palavra nesta segunda-feira.

Segundo ele, o Brasil tem grande potencial para maremotriz, em especial no Amapá e Maranhão, que possuem grande variação de marés. Rodrigo Limp afirma, ainda, que o país possui elevado potencial de geração de energia a partir dos oceanos, o que pode ser uma alternativa complementar para reduzir os efeitos da crise energética. A principal vantagem, segundo o consultor, é a previsibilidade. E, embora haja impactos ambientais e sociais, como a influência na pesca, ainda assim a maremotriz é uma alternativa que não pode ser menosprezada, afirma Rodrigo Limp.

Saiba mais no áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.