Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado defende flexibilização do Estatuto do Desarmamento

08/06/2017 - 10h56

  • Deputado defende flexibilização do Estatuto do Desarmamento

Ter uma arma de fogo significa proteção ou risco? Como decidir o momento de usá-la? O tema traz dúvidas e divide a opinião do brasileiro.

Para refletir e responder a essas e outras questões, a Coordenação de Participação Popular da Câmara dos Deputados promoveu nesta quinta-feira um videochat com o deputado Laudívio Carvalho, do Solidariedade de Minas Gerais. O parlamentar é relator do projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento, além de estipular critérios para a compra, posse e porte de armas e munições no Brasil.

Com duração de uma hora, o videochat foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pode ser compartilhado nas redes sociais.

Em entrevista ao Com a Palavra, o deputado antecipou pontos da discussão. Laudívio Carvalho alega que a proposta dele visa preservar o direito do cidadão de possuir uma arma desde que siga os preceitos legais de realizar testes psicológicos e de manuseio, em escola pré-definida pela polícia. O interessado ainda deverá ter aulas práticas e teóricas antes de adquirir o porte de arma, que terá validade de 10 anos. Segundo o parlamentar, o projeto atende o interesse do cidadão comum, que terá maiores condições de se defender.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.