Rádio Câmara

Com a Palavra

Relator analisa possibilidade de aprovação da PEC das Eleições Diretas

25/05/2017 - 12h04

  • Relator analisa possibilidade de aprovação da PEC das Eleições Diretas

Em meio ao turbilhão político, depois das revelações feitas pelos donos do frigorífico JBS, envolvendo o presidente Temer e o senador tucano Aécio Neves em casos de corrupção, a convocação de eleições diretas voltou a ter espaço na agenda política.

Uma das propostas que ganha corpo está na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta, que prevê eleições diretas no caso de vacância nos cargos de presidente e de vice-presidente a qualquer tempo do mandato, exceto nos seis últimos meses, estava na pauta do colegiado desta quarta-feira, mas não chegou a ser analisada.

O relator da proposta de emenda à Constituição, deputado Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, esteve Com a Palavra para discutir o tema.

O parlamentar acha pouco provável que ela seja votada em tempo hábil para ser usada caso o presidente Michel Temer tenha o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral ou venha a renunciar. Para Esperidião Amin, a proposta é legítima, admissível, e deverá figurar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça, como único item, ainda na semana que vem, o que pode contribuir para a sua aprovação.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.