Rádio Câmara

Com a Palavra

Projeto torna obrigatória a certificação de óculos e lentes ópticas

23/05/2017 - 10h26

  • Projeto torna obrigatória a certificação de óculos e lentes ópticas

Óculos de qualidade duvidosa ou mesmo falsificados – sejam escuros ou de grau – e que são comercializados por camelôs podem ser um péssimo negócio para a saúde dos olhos. Além de não protegerem, podem prejudicar os olhos seriamente.

A Comissão de Seguridade Social vai debater, nesta terça, projeto que torna obrigatória a certificação de óculos e lentes ópticas. A audiência pública vai contar com as presenças do presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Homero Gusmão de Almeida; e da Associação Brasileira da Indústria Óptica, Leôncio Queiroz; além de representes do Inmetro e comércio de bens e serviços.

O autor do requerimento para realização do debate e presidente da Comissão de Seguridade Social, deputado Hiran Gonçalves, do PP de Roraima, esteve Com a Palavra e destacou a importância do tema.

O deputado, que é oftalmologista, disse que o principal problema de alguém aderir aos óculos de grau comprados em camelôs ou lojas de comércio informal é que ele deixa de ir ao oftalmologista e perde a chance de receber o diagnóstico de doenças graves, como glaucoma e diabetes. Segundo Hiran Gonçalves, o debate vai possibilitar, também, discutir os principais motivos que incrementam o mercado ilegal de óculos, que vem crescendo a cada ano.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Meirelles de Proteção à Propriedade Intelectual, com base em informações da Receita Federal, entre 2006 e 2012, 70 milhões de unidades de óculos falsificados foram apreendidos no Brasil. Para o deputado Hiran Gonçalves, um dos motivos pode ser a reserva de mercado.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.