Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista comenta lançamento da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil

11/05/2017 - 11h34

  • Especialista comenta lançamento da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil

O Com a Palavra entrevistou o presidente do Conselho Federal de Economia, Julio Miragaya. Ele está à frente do lançamento da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no país. O economista defende mudanças no modelo tributário do Brasil, que, atualmente, penaliza os pobres e livra os ricos.

Segundo Miragaya, no Brasil, 72% da arrecadação de tributos estão concentrados sobre o consumo e a renda do trabalho. Enquanto na média dos 35 países considerados desenvolvidos e que são integrantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a tributação sobre a renda do capital e da riqueza é de 67%, no Brasil é de apenas 28%, informação que poucos brasileiros conhecem. Por isso, a campanha pretende conscientizar a população da necessidade de uma reforma fiscal.

Julio Miragaya disse que o Conselho Federal de Economia e as 26 entidades que estão à frente da campanha pretendem recolher 1,5 milhão de assinaturas para apresentar um projeto de iniciativa popular que mude o sistema tributário brasileiro.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.