Rádio Câmara

Com a Palavra

Maio Amarelo alerta: 40 mil morrem por ano no Brasil em acidentes de trânsito

02/05/2017 - 11h29

  • Maio Amarelo alerta: 40 mil morrem por ano no Brasil em acidentes de trânsito

O primeiro acidente de trânsito, no mundo, ocorreu em 1869. A cientista irlandesa Mary Ward, perdeu a vida quando passeava com a família, num carro a vapor. 148 anos depois, mais de um milhão de pessoas morrem, todos os anos, pelo mundo, em acidentes. Já o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes nessas circunstâncias. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Somente em nosso país, em média, 40 mil pessoas, por ano, perdem a vida em acidentes automobilísticos, e as principais vítimas são jovens de 15 a 29 anos.

Neste mês, chamado de "Maio Amarelo", o mundo se mobiliza na campanha de conscientização no trânsito. Para conversar sobre o tema, o Com a Palavra convidou o deputado Hugo Leal, do PSB do Rio de Janeiro. Ele é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e pretende apresentar projeto de lei, de inciativa do movimento "Não Foi Acidente", para ampliar as penas por crimes de trânsito. O objetivo é mudar a legislação e, assim, contribuir para a redução do índice de mortalidade nas estradas e ruas do país.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.