Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados debatem principais pontos da reforma trabalhista

26/04/2017 - 11h13

  • Deputados debatem principais pontos da reforma trabalhista (bloco 1)

  • Deputados debatem principais pontos da reforma trabalhista (bloco 2)

O Plenário da Câmara deve votar nesta quarta-feira o projeto de reforma trabalhista proposto pelo governo Temer. Ontem (25), a comissão especial criada para analisar o tema aprovou o parecer do deputado Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, por 27 votos a favor e dez contra.

O novo texto permite que a negociação entre empresas e trabalhadores prevaleça sobre a lei em pontos como parcelamento das férias em até três vezes, jornada de trabalho de até 12 horas diárias, plano de cargos e salários, banco de horas e trabalho em casa.

Para debater a reforma trabalhista, que entra na reta final de votação, o Com a Palavra convidou os deputados Mauro Pereira, do PMDB gaúcho; e Wadih Damous, do PT do Rio de Janeiro. Os dois parlamentares integram a comissão especial. Ouça a entrevista completa, em dois blocos.

Para o deputado Mauro Pereira, a reforma trabalhista vai adequar a CLT aos tempos modernos e trazer um avanço nas relações de trabalho. Ele destaca as negociações individuais como uma das melhorias e afirma que a nova lei vai facilitar a vida não só dos empregadores, como também dos empregados.

Já para o deputado Wadih Damous, o projeto apresentado pelo relator é pior do que o original encaminhado pelo Executivo, que, segundo o parlamentar, acaba com a CLT e com os direitos trabalhistas. Wadih Damous espera que a proposta, se aprovada pela Câmara, seja jogado no lixo pelos senadores.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.