Rádio Câmara

Com a Palavra

Relator da Comissão Especial da Vaquejada apresenta parecer

19/04/2017 - 11h45

  • Relator da Comissão Especial da Vaquejada apresenta parecer

O Com a Palavra entrevistou nesta quarta-feira o deputado Paulo Azi, do Democratas da Bahia. O parlamentar é relator da Comissão Especial da Vaquejada. O colegiado vai se reunir para apresentação e discussão do relatório final sobre a regulamentação da atividade, que é uma tradição nordestina, mas que foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal, em outubro do ano passado.

O deputado afirma que manteve o texto original aprovado pelo Senado, em fevereiro, que viabiliza a prática da vaquejada no Brasil. A proposta de emenda à Constituição estabelece que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". Segundo Paulo Azi, essa mudança na Constituição corrige a ilegalidade, sem risco de ser questionada novamente no Supremo.

Para facilitar a aprovação do texto, o deputado Paulo Azi afirmou ter considerado no relatório o caráter cultural e esportivo da vaquejada, além dos aspectos econômicos da atividade, que movimenta mais de R$ 5 bilhões por ano no Brasil, gerando 125 mil empregos diretos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.