Rádio Câmara

Com a Palavra

Professora Dorinha Seabra Rezende repercute mudanças no ensino médio propostas pelo governo

23/09/2016 - 10h24

  • Professora Dorinha Seabra Rezende repercute mudanças no ensino médio propostas pelo governo

O presidente Michel Temer assinou, nesta quinta-feira, a medida provisória que reforma o ensino médio e incentiva o tempo integral nas escolas. O texto prevê uma política de fomento às escolas em tempo integral. O governo prevê investimento de R$ 1,5 bilhão neste programa para que, ao fim de 2018, o país chegue a cerca de 500 mil jovens matriculados neste sistema.

Quanto ao novo ensino médio, a medida amplia gradualmente a carga horária e garante a flexibilidade curricular, com possibilidade de cinco ênfases: em linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnico-profissional. O texto também garante autonomia para os estados criarem currículos e políticas na área.

Para repercutir as mudanças que o governo propõe para o ensino médio brasileiro, esteve Com a Palavra a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende, do Democratas de Tocantins. A parlamentar já foi secretária de Educação do estado dela e participou, em 2013, da comissão especial que analisou a reformulação do ensino médio.

Segundo ela, a proposta encaminhada pelo governo acatou a maioria das recomendações propostas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que, desde 2012, aprovou a reformulação do ensino médio. Ela concorda com as alterações no currículo, mas afirma que as medidas propostas ainda precisam ser discutidas em comissão especial formada, por deputados e senadores, especialmente para este fim.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.