Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputada Gorete Pereira faz balanço dos 10 anos da Lei Maria da Penha

05/08/2016 - 10h49

  • Deputada Gorete Pereira faz balanço dos 10 anos da Lei Maria da Penha

No Brasil, uma em cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica. Dados da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres mostram que cerca de 80% dos casos de violência são cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros.

Para tentar reverter esse cenário e proteger as mulheres vítimas de agressões que ocorrem no ambiente familiar, há 10 anos o Congresso Nacional aprovou uma lei para punir os agressores: a Lei Maria da Penha, que levou o nome da farmacêutica cearense que, depois de conviver anos com a violência do marido, acabou ficando paraplégica, mas resolveu denunciá-lo, lutou para a condenação dele e pela aprovação de uma lei específica.

Neste domingo, dia 7 de agosto, a lei completa uma década de criação. Nesse período, ajudou a salvar vidas, mas ainda falta muito a se fazer. Para fazer um balanço da lei e falar sobre esses desafios, o Com a Palavra entrevistou a deputada Gorete Pereira, do PR do Ceará. Ela é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Confira o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.