Rádio Câmara

Com a Palavra

Cientista político defende plebiscito para reforma política

28/10/2014 - 10h38

  • Cientista político defende plebiscito para reforma política

A reforma política está entre as prioridades da presidente Dilma Rousseff, reeleita para mais quatro anos como chefe do executivo.

O compromisso por mudanças no sistema político brasileiro foi feito no discurso da vitória, em Brasília. Segundo a presidente, o caminho para dar força e legitimidade ao tema é realização de um plebiscito.

O cientista político e doutor em sociologia, Murilo Aragão, afirma que o Plebiscito ou Referendo são ideias forças que mobilizam o debate.

Para ele a discussão não pode ser sequestrada apenas pelos políticos mas tem que ter participação da sociedade. "O essencial é que haja uma negociação para se chegar a temas básicos".

Segundo Murilo os debates realizados na Câmara foram válidos e precisam ser aproveitados; e já existe um consenso em torno de algumas propostas. "A decisão política foi feita, é preciso avançar com o tema", pondera. 

Mas ele diz que o Congresso precisa aceitar a necessidade de um debate mais amplo sobre a reforma política. "O debate precisa ser levado para um nível mais alto da sociedade".

O cientista comenta ainda sobre o medo de políticos perderem nessa proposta. "Ninguém quer perder por isso a dificuldade em se colocar pontos para serem analisados, como o voto distrital misto"

Murilo Aragão lança, na tarde desta terça (28), no Salão Nobre da Câmara, o livro: Reforma Política: o Debate Inadiável. 

 

Apresentação - Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE