Rádio Câmara

Com a Palavra

Reforma política: deputado defende convocação de plebiscito para tratar de 4 temas

12/05/2014 - 10h18

  • Reforma política: deputado defende convocação de plebiscito para tratar de 4 temas

Após quatro meses de intensa atividade, o grupo de trabalho destinado a estudar e elaborar propostas referentes à reforma política já apresentou seu relatório da proposta de emenda à constituição, que trata de temas como sistema eleitoral, fim da reeleição e financiamento público de campanha.

Enquanto as propostas não são analisadas pelo Plenário, o vice-lider do PT, deputado Sibá Machado, defende a realização de um plebiscito para garantir a implementação das mudanças na legislação eleitoral, de forma ampla e profunda.

O petista quer a votação do projeto de decreto legislativo que convoca a população para tratar do tema. O vice-líder está na ponta da linha e nos dá outras informações sobre a iniciativa.

Sibá Machado afirma que a sociedade definir temas e o Congresso deve ser obrigado a tratar sobre os assuntos. Para ele, o plebiscito deve girar em torno de quatro eixos: representatividade do Parlamento; processo de eleição e reeleição; financiamento de campanhas e ideologização de partidos políticos.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.