Rádio Câmara

15 Minutos de Cidadania

Eleições: entenda o sistema (parte 1)

04/09/2018 -

  • Eleições: entenda o sistema (parte 1)

Divulgação
15 Minutos de Cidadania - Eleições: entenda o sistema

As eleições deste ano terão regras diferentes em relação às eleições de 2014. As principais mudanças são o financiamento público, o aumento dos recursos para incentivar a participação de mulheres e o início da aplicação de uma cláusula de barreira para reduzir o número de partidos. Além disso, há previsão de um teto de gastos de campanhas.

O 15 Minutos de Cidadania preparou uma série especial de três capítulos, em que vamos falar também das principais funções de cada cargo em disputa e das condutas permitidas e proibidas no momento da campanha e nos dias de eleição.

Participam desta edição: o deputado Lelo Coimbra (MDB-ES); a socióloga Masrá de Abreu, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria; o especialista em direito eleitoral Alexandre Rollo; o representante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF Bruno Rangel; e o consultor legislativo Roberto Pontes.

Se você tem alguma sugestão de tema, mande pra gente pelo WhatsApp (61) 99978-9080, pelo e-mail radio@camara.leg.br ou pelo telefone 0800 619 619.

Especiais e publicações sobre o tema:

Apresentação - Márcio Achilles Sardi e Verônica Lima

Uma análise da eficácia das leis brasileiras

Em 4 horários: segunda, 13h; quinta, 22h45; e sexta, 6h e 13h.

TODAS AS EDIÇÕES