Rádio Câmara

15 Minutos de Cidadania

Cartão de crédito

28/03/2017 -

São cinco as tarifas que uma empresa de cartão de crédito pode cobrar do consumidor: anuidade, saque na função crédito, pagamento de contas e boletos com o cartão, avaliação emergencial de crédito e segunda via do cartão. Parcelar ou efetuar apenas o pagamento mínimo da fatura faz com que o usuário pague juros de 15% ao mês em média. A dica, portanto, é comprar no cartão somente o que se pode pagar no mês.

Se você usa cartão de crédito, fique ligado. A partir de 3 de abril, começa a valer uma nova regra do Banco Central sobre o chamado crédito rotativo. E o 15 Minutos de Cidadania explica tudo sobre ela e também sobre as outras normas que regem o serviço.

Os entrevistados são o deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC); a economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Ione Amorim; a chefe adjunta do Departamento de Regulação do Banco Central, Paula Ester Leitão; e o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cleber Pires.

Participe do programa, envie suas dúvidas ou sugestões de temas pelo Disque-Câmara 0800 619 619, pelo e-mail radio@camara.leg.br ou pelo Facebook da Rádio Câmara. Suas perguntas serão respondidas por um especialista no quadro “Quero Saber”.

Apresentação - Márcio Achilles Sardi e Verônica Lima

Uma análise da eficácia das leis brasileiras

Em 4 horários: segunda, 13h; quinta, 22h45; e sexta, 6h e 13h.

TODAS AS EDIÇÕES

MAIS CONTEÚDO SOBRE