Conheça a Rádio Câmara

A Rádio Câmara FM 96,9 MHz iniciou suas transmissões em Brasília em 20 de janeiro de 1999 para dar transparência aos trabalhos da Câmara dos Deputados. Desde então, a emissora oferece aos ouvintes a transmissão ao vivo das votações em Plenário, a cobertura jornalística das atividades parlamentares, programas voltados à formação de cidadania, campanhas de utilidade pública, radionovelas, além de uma programação cultural e musical comprometida com a diversidade do país.

Todo material produzido está disponível na internet para livre reprodução, e é baixado e utilizado por mais de 2 mil emissoras parceiras em todo o país. Além disso, como parte da Rede Legislativa de TV e Rádio, a Rádio Câmara começou em janeiro de 2015 a ser transmitida em FM em outros municípios do país -- primeiro em Cuiabá, numa parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e depois a outras 26 cidades na primeira fase de implementação da Rede.

A Rádio Câmara também participa do programa de acessibilidade da Câmara dos Deputados, com a gravação em áudio da Constituição, de algumas leis básicas, de convenções internacionais e de audiolivros, disponíveis na sua página na internet e no Centro de Documentação e Informação da Câmara (CEDI).

Colaborando com a promoção da língua portuguesa, a Rádio Câmara fez em 2009 uma série de 66 spots com esclarecimentos sobre as doenças mais incidentes em Cabo Verde, em parceria com a embaixada cabo-verdiana no Brasil e com o Instituto Camões. No mesmo ano, uma parceria firmada com a Rádio CSB de Portugal resultou no programa Conexão Brasil, veiculado na emissora portuguesa, divulgando a cultura brasileira.

Prêmios e Certificados

  • Campanha "Pequenos Cuidados Evitam Grandes Acidentes" (em parceria com ONG Criança Segura) - Certificado "Rádio Amiga da Criança" da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância)
  • Programa Fator de Risco (Humberto Martins) - V Prêmio Orgulho Autista (2010)
  • Série "30 Anos da Anistia" (Alexandre Pôrto) - Prêmio AMB de Jornalismo (2009)
  • Programa 15 Minutos de Cidadania - série Justiça Gratuita - Prêmio AMB de Jornalismo (2005)
  • Programa 15 Minutos de Cidadania - série Defensoria Pública - Prêmio AMB de Jornalismo (2006)
  • Reportagem Especial - Ciclismo (José Carlos Oliveira) - Prêmio Abraciclo 2009