Economia

Câmara aprova inclusão de Festa do Vinho Goethe em calendário turístico

21/09/2016 - 13:50  

Gilmar Felix - Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. José Fogaça (PMDB-RS)
Fogaça recomendou a aprovação do projeto e defendeu a promoção do turismo nacional

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui a Festa do Vinho Goethe, em Santa Catarina, no calendário turístico oficial do País. O evento ocorre na primeira quinzena de julho, no distrito de Azambuja, município de Pedras Grandes.

A medida está prevista no Projeto de Lei 360/15, do deputado Edinho Bez (PMDB-SC), e recebeu parecer pela aprovação do relator na comissão, deputado José Fogaça (PMDB-RS). A análise na CCJ ficou restrita aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa do texto. “Cabe à União, juntamente com os demais entes federativos, promover e incentivar o turismo”, observou o relator.

Por tramitar em caráter conclusivo, a matéria seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada também pelo Plenário da Câmara. O texto havia sido aprovado anteriormente também pela Comissão de Turismo.

Herança cultural
A Festa do Vinho Goethe é organizada por descendentes de italianos, com o objetivo de fortalecer a herança cultural. Um dos pontos altos do evento é a degustação e o concurso do vinho Goethe, próprio da região, denominada Vales da Uva Goethe – uma área de aproximadamente 460 km² cuja produção supera as 400 toneladas anuais.

O vinho da uva Goethe recebeu em 2011 o registro de Indicação de Procedência (IP) e tornou-se o primeiro produto a receber Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, conforme os padrões adotados pelo Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (INPI).

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 360/2015

Íntegra da proposta