Economia

Comissão aprova dedução de despesas com capacitação de trabalhadores em turismo

Alteração proposta por relatora prevê que despesas poderão ser deduzidas de contribuições destinadas ao Senac

13/01/2016 - 16:19  

Gustavo Lima
Soraya Santos
Segundo proposta de Soraya Santos, a dedução deverá ser feita sobre as contribuições devidas ao Senac

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou projeto do deputado Alex Manente (PPS-SP) que autoriza as empresas a deduzirem do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica as despesas realizadas em programas de capacitação de trabalhadores do setor de turismo (PL 2892/15).

A relatora na comissão, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), apresentou parecer pela não implicação da matéria em aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária.

Quanto ao mérito, Soraya Santos apresentou nova versão ao texto original concedendo às empresas que efetuarem despesas em programas de capacitação dos trabalhadores do setor de turismo, o direito de deduzir tais despesas de suas contribuições destinadas ao Senac, e não mais do Imposto de Renda.

“O projeto não acarretará qualquer impacto sobre o orçamento da União, dado que o produto da arrecadação das contribuições destinadas ao Sistema S não constitui receita do Tesouro Nacional”, explicou a parlamentar.

Tramitação
O projeto precisa ser votado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça, mas como encontra-se em regime de urgência, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta