Economia

Projeto cria fundo para estimular turismo em Terra Ronca (GO)

10/12/2015 - 19:05  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3166/15, do deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região de Terra Ronca (Funter). O objetivo é desenvolver o turismo na região, preservar a cultura local e incentivar a qualificação dos trabalhadores.

Reprodução/TV Câmara
dep. Pedro Chaves
Pedro Chaves: é preciso valorizar a cultura local e melhorar a infraestrutura para atender às demandas do mercado turístico

O Parque Estadual de Terra Ronca está localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, no estado de Goiás, e tem área aproximada de 57 mil hectares. O parque abriga um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina.

Pela proposta, o fundo servirá também para viabilizar a criação de cooperativas locais e promover a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

Os recursos do fundo vão permitir a comercialização dos produtos locais, a capacitação dos cooperados e a realização de pesquisas locais para o desenvolvimento do turismo e de produtos da região de Terra Ronca. “Para que o turismo possa prosperar e efetivamente beneficiar as comunidades do lugar, é necessário valorizar a cultura local, fortalecer a capacidade dessas comunidades para produzir artigos e produtos que atendam às demandas do mercado turístico, e capacitá-las para prestar serviços de qualidade”, diz o autor.

O Funter contará com receitas de dotações orçamentárias da União, de convênios firmados entre estados e de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3166/2015

Íntegra da proposta