Economia

Comissão aprova fundo para incentivar turismo em Terra Ronca (GO)

Região, localizada nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, abriga um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina

14/12/2015 - 19:01  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3166/15, do deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região de Terra Ronca (Funter). O objetivo é desenvolver o turismo, preservar a cultura local e incentivar a qualificação dos trabalhadores na região, situada em Goiás.

O fundo servirá ainda para viabilizar a criação de cooperativas e para promover a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo. A relatora, deputada Simone Morgado (PMDB-PA), defendeu a importância da iniciativa para incrementar o turismo local. “O estímulo a essa atividade na região de Terra Ronca é importante para dinamizar o espaço e promover a inclusão social e econômica dos habitantes locais, melhorando sua qualidade de vida”, disse a parlamentar.

Gustavo Lima
Deputada Simone Morgado
Simone Morgado: fundo facilitará a inclusão social dos habitantes da região

Os recursos do fundo vão permitir também a comercialização dos produtos locais, a capacitação dos cooperados e a realização de pesquisas locais para o desenvolvimento do turismo e de produtos de Terra Ronca.

Receitas
Pela proposta, o Funter contará com receitas de dotações orçamentárias da União; de convênios firmados entre estados; e de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais.

O Parque Estadual de Terra Ronca está localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, no estado de Goiás, e tem área aproximada de 57 mil hectares. O parque abriga um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3166/2015

Íntegra da proposta