Economia

Projeto permite uso do FGTS para pagar viagens de turismo

28/08/2014 - 09:44  

Alexandra Martins
Dep. Valadares Filho
Valadares Filho: "O setor de turismo é pródigo em redistribuir riquezas."

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 7275/14 permite ao trabalhador utilizar até 30% dos recursos de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para custear viagens de turismo. Para isso, as viagens devem ocorrer dentro do território nacional, e o interessado deve ter pelo menos cinco anos de trabalho com carteira assinada.

De acordo com o autor do projeto, deputado Valadares Filho (PSB-SE), a medida vai estimular o setor de turismo no Brasil, “com impactos positivos para amplos segmentos da população”.

O deputado afirma que os brasileiros respondem por 85% do turismo interno. “Entretanto, ainda existe potencial para crescimento da participação do setor turístico no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que é de 3,6% - aproximadamente R$ 132 bilhões”, argumenta.

Valadares Filho aponta que, entre 2005 e 2011, os deslocamentos nacionais (entre municípios e entre estados) apresentaram aumento de 37%. Ele ressalta ainda que, em 2012, 4,3 milhões de turistas brasileiros viajaram pelo País, gastando, em média, R$ 1.148 por viagem. “Esse volume demonstra o quanto o setor de turismo é pródigo em redistribuir riquezas”.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7275/2014

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre