15/05/2019 - 15h32

Projeto prevê diâmetro maior para roda e pneu de veículos “off road”

Reila Maria/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a Lei nº 11.438, de 29/12/2006 (Lei de Incentivo ao Esporte) e sua aplicação de 2007 a 2018. Dep. Julio Cesar Ribeiro (PRB - DF)
Projeto de Julio Cesar Ribeiro foi pedido por jipe clubes

O Projeto de Lei 1636/19 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para permitir que veículos utilitários movidos a diesel, com perfil fora de estrada (off road), possam utilizar conjunto roda e pneu com diâmetro até 50% maior.

Autor da proposta, o deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) argumenta que a medida atende à reivindicação de diversas associações de veículos off road. Segundo eles, a mudança no CTB impediria que alterações promovidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de resolução, acabem limitando o potencial dos veículos modelo jipe.

“Dadas as características de uso “fora de estrada” dos jipes, há que se considerar a possibilidade de alteração do diâmetro externo do conjunto formado por pneu e roda. Essa alteração garante que o veículo atinja o desempenho esperado nas situações “fora de estrada”, argumenta o autor.

Conforme o projeto, veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, jipe, dotados de motor diesel, poderão ter alterado, em até 50%, o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu.

Segundo as associações de veículos off road, os chamados jipe clubes, às vezes é preciso ditar regra específica, pertinente a uma ou poucas categorias veiculares, como ocorreu com o air bag, equipamento que foi excluído da lista de itens obrigatórios dos jipes pela característica de uso fora de estrada: o uso em terrenos acidentados poderia resultar no acionamento acidental do dispositivo.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

João Eli Martins | 19/05/2019 - 15h32
Acho o projeto muito bom, só não podemos esquecer que existem jipes que são movidos a gosolina e álcool. Aliás o verdadeiro Jeep é movido a gasolina o wrangler da Jeep no Brasil, portanto ficaria interessante além d movidos a diesel também flex.
Dennis Bernardi | 16/05/2019 - 22h30
Deveriam incluir também veículos a gasolina ou Flex. Porém limitar à veículos com reduzida. Pois uso off Road de SUVs em geral não faz sentido. E incluir a exigência de reduzida seria mais assertivo que combustível!
JOSE LOPES FERREIRA | 16/05/2019 - 22h28
Boa noite, Exmo. SR. Deputado!... sou José Lopes, natural de Recife/PE, Servidor Público Federal e Jipeiro Voluntário da Defesa Civil Estadual. Vários grupos de Jipeiros estão bastante satisfeitos com a proposta apresentada em relação ao tamanho dos pneus, porém, seria interessante que a mesma abrangesse também os Jipes e veículos off road movidos a gasolina, a exemplo do Jeep Wrangler, do bom e velho Jeep Willys, dos Suzukis e outros. Parabéns pela iniciativa. Respeitosamente, José Lopes Ferreira.