Cidades e transportes

Comissão debate medidas para aumentar a concorrência no setor aéreo

15/05/2019 - 08:12  

Tomasz Wyszolmirski/Depositphotos
avião no aeroporto
Audiência deve analisar condições para o mercado aéreo brasileiro se expandir e atender mais regiões

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje para debater o preço das passagens aéreas e medidas para garantir o aumento da concorrência no setor.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Alcântara Noman;
- o presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor de Rondônia (Condecon-RO), Gabriel Tomasete;
- o procurador de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Walter Jose Faiad de Moura;
- a presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Sandra Lengruber da Silva; e
- o diretor-geral da International Air Transport Association (Iata) no Brasil, Dany Oliveira.

Confira a lista completa de convidados

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), um dos autores do requerimento para realização da audiência, lembra que em março de 2019 a Câmara dos Deputados aprovou o PL 2724/15, que eleva a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo. Também está em discussão no Congresso Nacional a Medida Provisória 863/18, que modifica o Código Brasileiro de Aeronáutica e estabelece a abertura do setor aéreo.

Capital estrangeiro
“Ambas as medidas vêm no mesmo sentido: de permitir que as empresas aéreas brasileiras tenham até 100% de capital estrangeiro na sua composição e, assim, seja possível que novas companhias entrem no mercado nacional e haja uma maior concorrência. Mais atores disputando no mesmo mercado é benéfico para o desenvolvimento nacional e para o passageiro que, na ponta, pode ter acesso a mais voos e melhores preços”, observa o deputado.

Ao mesmo tempo, observa Carreras, tramitam propostas no Congresso Nacional no sentido de revogar medidas autorizadas pela Anac, entre elas a que permite cobrança da bagagem fora da tarifa mais baixa a ser praticada pela companhia aérea. Segundo Carreras, o objetivo da audiência é debater “como o Poder Legislativo pode cooperar no sentido de dar condições para o mercado aéreo brasileiro se expandir e atender mais regiões, mais brasileiros e oferecendo as melhores condições para o crescimento da nossa economia”.

Hora e local
A audiência será realizada às 9h30, no plenário 11.

Assista ao vivo

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta