Cidades e transportes

Comissão aprova emprego obrigatório de materiais antiderrapantes para revestir vias

19/04/2018 - 16:41  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o orçamento da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. Dep. Hugo Leal (PSB - RJ)
Leal: "Uma pequena alteração no Código de Trânsito pode contribuir para salvar vidas e, assim, evitar prejuízos superlativos"

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que torna obrigatório o emprego de materiais antiderrapantes para revestir vias, inclusive temporariamente, nos termos de regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), ao Projeto de Lei 538/15. O texto original, do ex-deputado William Woo, também torna obrigatória a adoção de superfícies antiderrapantes nas vias que estão sendo pavimentadas, mas o relator inseriu no substitutivo a previsão de regulamentação do Contran “para fixar critérios uniformes a todos os órgãos de trânsito”.

Leal destaca que, em muitas obras viárias para cobertura de trechos asfaltados, são utilizadas chapas de aço, dispostas em sequência e fixadas com pinos no asfalto. “Empregadas com o objetivo de promover o deslocamento seguro dos veículos, essas chapas provocam efeito contrário, ao facilitarem acidentes de trânsito em decorrência da superfície lisa”, disse.

“Assim, em qualquer revestimento do leito viário deve-se utilizar material antiderrapante”, defendeu. “Afinal, a textura do material é decisiva para impedir a ocorrência de sinistros, perfeitamente evitáveis”, completou.

Tramitação
O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/07), ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta