09/01/2018 - 17h22

Projeto proíbe trânsito de motos nos corredores entre faixas

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Heuler Cruvinel
Heuler Cruvinel: disputa de espaço entre as faixas compromete segurança nas vias

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8192/17, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), que proíbe motociclistas de trafegar pelos corredores.

Hoje, trafegar entre os carros em faixas de rolamento paralelas é uma prática permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97).

O autor do texto alerta para “a constante violência que acompanha o uso do espaço entre os veículos, entre as faixas de trânsito, com espelhos retrovisores arrancados, chutes na porta e muitos sustos”.

Heuler Cruvinel acredita que a disputa do espaço entre as faixas pelos motociclistas retirou dos demais condutores e dos pedestres a segurança de circulação nas cidades.

O texto também estabelece que os motociclistas devem transitar pela faixa da direita sempre que não houver faixa própria a eles destinada, além de proibir a circulação sobre as calçadas das vias urbanas.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

BETO PRAIA | 01/04/2019 - 13h17
A bem da verdade a Legislação NÃO é respeitada pelos motoqueiros. Andam contramão, fazem ultrapassagem em faixa dupla, arrancam o retrovisor de seu veículo, mostram o dedo do meio, usam e abusam como se as rodovias e ruas fossem exclusiva deles tanto é que ai esta o resultado de tantos óbitos. O Paraguai passou de longe a ser comparado ao Brasil, que hj mais parece um Pais as avessas. Coloquem ordem na casa passem a multar esse bando de arruaceiros.
Osias Daudt | 30/03/2019 - 19h41
Concordo plenamente com o projeto. A segurança no trânsito está completamente comprometida com os desmandos dos motociclistas que querem passar voando entre os carros. E caso näo haja espaço adequado eles xingam, ameaçam, chutam o carro e quebram os retrovisores. Além disso, em alguns segundos juntam diversos motoqueiros querendo agredir fisicamente os motoristas e acompanhantes. Eles se acham donos das ruas e do trânsito porque sabem que não há nenhuma fiscalização.
Carlos | 12/03/2019 - 11h42
Já tive o meu retrovisor arrebentado por um motoqueiro e os outros que passavam queriam me agredir por não ter espaço entre os carros só que as faixas da avenida são estreitas