Cidades e transportes

Projeto impede exigência de IPVA em dia para emissão de licenciamento

08/08/2017 - 16:07  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Jhonatan de Jesus (PRB - RR)
Jhonatan de Jesus: tributo devido não se confunde com licenciamento

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3498/15, do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que impede a vinculação entre a emissão do licenciamento de veículos e o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

“Entendemos que o tributo devido não se confunde com o licenciamento do automóvel, razão pela qual estamos apresentando o presente projeto de lei”, diz o autor.

O texto também perdoa multas e as penalidades de apreensão e remoção de veículos automotores por estarem em débito com o IPVA nos três meses que antecederem a publicação da lei.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro ((Lei 9.503/97) estabelece que não será expedido o novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) enquanto houver débitos fiscais e multas de trânsito e ambientais vinculadas ao mesmo.. A falta de licenciamento é punida com multa, apreensão e remoção do veículo.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.