Cidades e transportes

Comissão aprova instalação obrigatória de dispositivo de segurança em portas de ônibus

12/08/2016 - 13:09  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a reserva de vagas inscritos no Sisu ou Sisutec, nas Instituições de Educação Superior das regiões interioranas do país menos favorecidas socioeconomicamente. Dep. Kaio Maniçoba (PMDB-PE)
Maniçoba: A prestação adequada do serviço público de transporte coletivo pressupõe a segurança de seu usuário

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (9), proposta que torna obrigatória a instalação, em todos os ônibus e demais veículos de transporte coletivo que integrem o sistema de transporte público de passageiros, de dispositivo de segurança que impossibilite a sua partida enquanto permanecerem abertas as portas.

A medida está prevista no Projeto de Lei 2089/15, do deputado Augusto Coutinho (SD-PE), que recebeu parecer favorável do relator, deputado Kaio Maniçoba (PMDB-PE). “O equipamento insere-se no rol de medidas preventivas de acidentes de trânsito, merecendo todo o apoio para ser efetivado”, disse Maniçoba.

O relator destacou que o equipamento “mostra-se factível”, por depender de comandos sinalizados por sensores. “Trata-se de tecnologia acessível, de fácil implementação e operacionalização, cuja relação custo-benefício é positiva e perfeitamente assimilável à prestação do serviço”, acrescentou o deputado.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta