Cidades e transportes

Debatedores destacam importância do transporte intermodal de cargas

28/06/2016 - 17:21  

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Seminário Internacional Brasil-Holanda - Modelos Inovadores em Logística
A embaixada da Holanda apresentou aos parlamentares as experiências daquele país na utilização de diversos meios de transporte para se levar cargas de um ponto a outro

A Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura Nacional realizou, nesta terça-feira (28), seminário em parceria com o governo holandês para conhecer a experiência daquele país em transporte intermodal, aquele que utiliza diversos meios de transporte para se levar cargas de um ponto a outro.

O ministro conselheiro da embaixada da Holanda, Paul Zwetsloot, destacou que, por sua localização estratégica, a Holanda se firmou há alguns anos como porta de entrada de produtos na Europa.

Atualmente, o país conta com 15 portos, entre eles o de Roterdã, que recebe, por ano, 34 mil navios de longa distância e 110 de navegação de cabotagem.

Além disso, existe o aeroporto de Schipol, com conexão para 317 cidades em 99 países; 25 mil quilômetros de hidrovias e apenas 14% do transporte sendo realizado por rodovias.

Compartilhamento de conhecimentos
O ministro dos transportes, Maurício Quintella Lessa, lembrou que a Holanda compartilha conhecimento em logística com o Brasil desde 2009, e atualmente trabalha em parceria para a construção do Porto Central, no Espírito Santo. Ele afirmou que conhecer diversos modelos de logística adotados no mundo é fundamental para definir qual será o mais adequado para o Brasil.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski, explicou que está trabalhando em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre para garantir que os portos tenham acesso e condições de descarregarem suas cargas.

Ele destacou como um avanço dessa parceria a adoção de um sistema eletrônico de agendamento para descargas de mercadorias nos portos, evitando assim filas de caminhões.

"Foi elaborado um sistema eletrônico em que o caminhão, por exemplo, só sai do Mato Grosso dentro da programação dele. Por isso tanto no Porto de Santos, quanto nos outros portos brasileiros, nós podemos falar a gente não vai mais deixar ter fila", afirmou.

Investir em infraestrutura
O autor do requerimento para a realização do seminário, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), afirmou que investir em infraestrutura é fundamental para a economia de qualquer país.

Como os projetos de infraestrutura são muito caros, explicou Edinho Bez, a melhor forma é realizando parcerias com outros países, mas para isso é preciso ter segurança jurídica.

"Nesse sentido, nós já criamos uma frente parlamentar em defesa do aperfeiçoamento do Poder Judiciário. Ninguém quer interferir na sentença, no trabalho, não queremos, não devemos e não temos tempo; agora, o que nós queremos é segurança e agilidade nos processos", ressaltou.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista de Logística de Transportes e Armazenagem, senador Wellington Fagundes (PMDB-MS), sugeriu alterações no modo de transporte de mercadorias como forma de reduzir o custo Brasil.

Fagundes lembrou que o transporte terrestre de cargas além de caro é perigoso, mas atualmente no Brasil, por falta de estrutura adequada, ainda é mais barato que o transporte intermodal.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.