Cidades e transportes

Projeto isenta de PIS/Cofins a energia usada por metrôs e VLTs

05/05/2016 - 10:54  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei (PL 1517/15), que reduz a zero as tarifas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a energia elétrica consumida por metrôs, trens metropolitanos e veículos leves sobre trilhos (VLTs).

DEP DELEY
Deley: projeto pretende reduzir os custos dos veículos elétricos usados no transporte público por meio da desoneração tributária

“O País precisa dar um salto de qualidade nos transportes públicos. Essa é a única saída para reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, os longos engarrafamentos que se formam, bem como a poluição atmosférica que o número excessivo de veículos causa”, afirma o autor da proposta, deputado Deley (PTB-RJ).

A Lei 10.925/04 já isenta alguns produtos e serviços daquelas contribuições, como adubos, fertilizantes, defensivos agrícolas, diversos gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a taxa da Cofins e do PIS/Pasep incidentes sobre a energia elétrica é de 5,5%. “A eliminação desse custo pode ser repassada às tarifas do transporte público, beneficiando a todos os brasileiros”, defende Deley.

Tramitação
O projeto aguarda nomeação de relator na Comissão de Viação e Transportes.

A proposta tramita em caráter conclusivo e, depois de ser analisada pela Comissão de Transportes, ainda será avaliada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – João Vitor Silva
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1517/2015

Íntegra da proposta