Cidades e transportes

Especialistas defendem criação de órgão para integrar diversos tipos de transportes

15/10/2015 - 20:03  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
III Seminário Internacional Mobilidade e Transportes
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e a Universidade de Brasília promovem o 3º Seminario Internacional de Mobilidade e Transportes 

Especialistas defenderam, nesta quinta-feira (15), a criação de uma Autoridade Metropolitana para solucionar a falta de integração entre corredores de ônibus e linhas de metrôs, durante seminário internacional sobre mobilidade urbana, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

O presidente da concessionária de Metrô da Bahia (CCR/Metrô Bahia), Luís Augusto Valença de Oliveira, acredita que o transporte deve ser complementar, sob o risco de a concorrência prejudicar o usuário. Para isso, é preciso articular os modais e verificar a eficiência do sistema.

"É preciso ter alguém que fale pelo conjunto da sociedade que quer ser beneficiário dos serviços do transporte público com qualidade”, ressaltou Valença. “Portanto, o ônibus, é de responsabilidade do município A ou B ou C; o metrô e os trens metropolitanos normalmente são do governo estadual. E essas duas instâncias de poder têm de estar sob algum ordenamento que obrigue todas as partes a fazer as coisas corretas."

Subsídios cruzados
O presidente da empresa de metrô baiana atribuiu a má distribuição de recursos aos subsídios cruzados, ou seja, muitas vezes incentivos mais altos dados a um modal de transporte são compensados com investimentos menores em outro modal, sem considerar a demanda da população.

"No sistema de transporte integrado, alguém tem de pagar a conta, do contrário o passageiro não consegue utilizar aquele serviço. Ora, para quem é que vai esse dinheiro? Para o sistema, porque uma parte vai para o Município e a outra vai para o estado, a outra parte vai para o outro município”, explica. “Portanto, é um estado financiando um município ou um município financiando o vizinho. Isso quando é do mesmo partido. Quando são de partidos diferentes, não vi dar certo em lugar nenhum."

Ganhar tempo
O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que relatou a publicação "O Desafio da Mobilidade Urbana", do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), explicou a necessidade de discutir o tema.

A questão, ressaltou o parlamentar, "é que essa forma de você se locomover gaste o menor tempo possível, para que as pessoas não gastem boa parte de suas vidas se locomovendo para seus locais de trabalho, seus locais de lazer".

O 3º Seminário Internacional Mobilidade e Transportes é fruto de uma parceria entre a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Universidade de Brasília, e reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, gestores públicos das três esferas de governo do Brasil e de outros países, além de empresários, representantes da comunidade científica e da sociedade civil organizada.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.