Cidades e transportes

Proposta exige escapamento superior para ônibus e caminhões

20/03/2014 - 10:12  

Gabriela Korossy
Dep. Onix Lorenzoni
Lorenzoni lembra que os veículos a diesel são responsáveis por parcela considerável da poluição nos principais centros urbanos.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6101/13, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que torna obrigatória a instalação de escapamento na parte superior traseira de ônibus, micro-ônibus e caminhões em circulação no território nacional.

De acordo com a proposta, os veículos em circulação terão um ano para se adequar às novas regras. Novos ônibus e caminhões já deverão sair com o equipamento de fábrica, que deverá ter isolamento térmico para evitar lesões.

O objetivo é reduzir a aspiração de monóxido de carbono por pedestres e motoristas. “O uso do escapamento vertical superior é menos agressivo à saúde humana, pois facilita a dispersão dos gases”, explica Lorenzoni.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá regular o uso do escapamento e as multas para fabricantes, importadores, montadores que não cumprirem a medida.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6101/2013

Íntegra da proposta