Cidades e transportes

Pesquisas mostram que nanotecnologia pode reduzir roubo de cargas

06/12/2011 - 16:35  

O presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, disse agora há pouco que estão sendo desenvolvidas várias pesquisas, inclusive com o uso de nanotecnologia, para combater o roubo e furto de veículos e cargas. Ele explicou que a nanotecnologia permite, por exemplo, o armazenamento de todas as informações de um produto - como número de série, origem, destino - em um espaço do tamanho da cabeça de um alfinete.

Ramalho afirmou que é preciso focar também no receptador. "Atualmente quando a policia chega ao local do crime há dificuldade em legitimar a materialidade do roubo, o máximo que se pode cobrar é uma nota fiscal. Já existem substâncias que são aplicadas na carga, permitindo que ela possa ser depois facilmente identificada", informou.

Já o chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Policia Federal, Luiz Flávio Zampronha, disse que há um receio com relação ao uso de novos equipamentos porque, segundo ele, toda tecnologia gera uma contramedida por parte dos criminosos. Zampronha também considera a legislação muito branda para o crime de receptação. "Se não houver uma investigação aprofundada, o receptador fica como alguém que adquiriu uma mercadoria sem saber a origem", afirmou.

O roubo e o furto de veículos e de cargas são discutidos neste momento em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, havia confirmado presença, mas não compareceu.

O debate ocorre no Plenário 14.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.