Cidades e transportes

Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR 101 é lançada

13/07/2011 - 19:11  

A Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das obras da BR-101/Sul foi lançada nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados. A frente, que será coordenada pelo deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), tem como objetivo agilizar e fiscalizar a conclusão das obras de duplicação da BR-101/Sul, denominada “rodovia da morte”, em razão do alto índice de acidentes fatais.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina, no trecho compreendido entre Palhoça e Passo de Torres, de junho de 2006 até junho de 2011, ocorreram 12.668 acidentes. “Mais de 490 mortes, 1.803 pessoas ficaram gravemente feridas e 6.532 pessoas ficaram levemente feridas. Não dá mais para aceitar esses dados, por isso, tivemos a ideia de criar esta frente”, enfatizou Benedet.

O deputado ressalta que, em relatório recente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) aponta os atrasos, registra o não cumprimento de prazos, mas não estabelece o cronograma de conclusão. “O que faz pressupor que a última previsão, com prazo final para 2014, dificilmente será cumprida.” No documento, o Dnit reconhece que “todas as obras são essenciais e imprescindíveis para a completa duplicação da BR 101/SC e os retardamentos em suas contratações comprometem sobremaneira a finalização do empreendimento”. Entretanto, até agora, nenhuma medida foi anunciada para acelerar as obras.

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) destacou a importância da união dos deputados federais e dos senadores. “Tenho certeza de que agora, com o lançamento da frente parlamentar, vamos conseguir terminar a duplicação.”

Código Brasileiro de Obras
Com a instalação da frente, Ronaldo Benedet pretende propor um Código Brasileiro de Obras, que possa incluir todos os dispositivos necessários à execução de obras públicas, de modo a reduzir os entraves que atualmente se configuram, para evitar situações como a de Santa Catarina.

Também participaram do lançamento, além dos deputados Jorge Boeira (PT-SC), Edinho Bez (PMDB-SC), Gean Loureiro (PMDB-SC) e Carmem Zanotto (PPS-SC), o prefeito de Florianópolis, Dário Berguer; o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Antonio Manoel; o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; vereadores e prefeitos da Região Sul.

Da Redação/RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.