Cidades e transportes

Transportes discute problemas na implantação da inspeção veicular

27/04/2011 - 08:31  

A Comissão de Viação e Transportes realiza audiência pública hoje para discutir a Inspeção Técnica Veicular (ITV). Foram convidados o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Orlando Moreira Silva, e o gerente de Qualidade do Ar da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf de Noronha.

O debate foi proposto pelo deputado José Chaves (PTB-PE). Segundo ele, um dos objetivos da audiência é discutir as razões pelas quais a inspeção até hoje não foi devidamente implantada em todos os estados. O deputado lembra que a ITV é uma exigência da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro).

“A ITV foi criada para dar segurança ao seu condutor e o trânsito como um todo, mas são desconhecidas suas vantagens no Brasil. Dados mais recentes mostram que, por vários motivos técnicos e infraestruturais, o Brasil apresenta um índice de mais de 12 mortes por 10 mil acidentes de veículos – quase quatro vezes maior do que o da Costa Rica, por exemplo”, afirma o deputado.

“Outro fato importante é a resistência à implantação da ITV, sobretudo no que se refere à falta de preparo dos Detrans para lidar com o problema, seja por desinteresse, seja porque se constitui em ‘mais um tributo’ que pressiona o orçamento dos proprietários de veículos”, acrescentou.

A reunião será realizada às 10 horas no plenário 11.

*Matéria atualizada em 27/04.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.