Cidades e transportes

Proposta reserva vagas gratuitas para idosos em aviões

03/11/2010 - 13:22  

Arquivo - Diógenes Santos
Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12c17779988.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/12c17779988.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Zequinha Marinho quer estender direito já previsto para viagens em ônibus. Para ouvir a reportagem completa da Rádio Câmara, clique aqui.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6963/10, do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que obriga as empresas domésticas de transporte aéreo a reservar duas vagas gratuitas para pessoas de pelo menos 60 anos com renda inferior a dois salários mínimos (R$ 1.020).

A proposta busca tornar mais abrangente a redação da regulamentação do Estatuto do Idoso (Decreto 5.934/06), que concedeu esse direito em viagens interestaduais de ônibus, trem ou barco. Caso a procura seja superior às duas vagas disponíveis, as empresas de transporte devem conceder desconto mínimo de 50% no valor das passagens ao público excedente.

“Queremos deixar claro, no texto da lei, que o benefício da gratuidade concedida no âmbito do transporte interestadual também deve ser aplicado na modalidade aeroviária”, disse Marinho. Para ele, a redação atual do decreto “impede os idosos de gozar plenamente do benefício que, em tese, já está legalmente assegurado”.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 1193/95, do ex-deputado Jorge Anders, que dá desconto de 50% em passagens para idosos, aposentados, pensionistas e ex-combatentes. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de serem votadas pelo Plenário.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1193/1995

Íntegra da proposta