Trabalho, Previdência e Assistência

Votação do 2º turno da reforma da Previdência ficará para agosto, dizem líderes e ministro

12/07/2019 - 20:11  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Discussão sobre a PEC 6/2019 - Reforma da Previdência. Presidente da Câmara, dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Ministro-Chefe da Casa Civil do Brasil, Onyx Lorenzoni
De acordo com Onyx Lorenzoni (D), votação ocorrerá em 6 de agosto

Líderes partidários e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmaram que a votação em segundo turno da reforma da Previdência (PEC 6/19) será realizada em agosto. O Plenário da Câmara deve encerrar a análise em primeiro turno da matéria na noite desta sexta-feira (12).

> Entenda a tramitação da reforma da Previdência

Para o líder do PP, deputado Arthur Lira (AL), não há prejuízos para reforma, ao deixar o restante da sua apreciação para depois do recesso parlamentar. “A reforma já está pacificada, todos nós sabemos o texto, os destaques que foram rejeitados. Além disso, o Senado está de recesso e não pode analisar a matéria”, argumentou.

Vice-líder da Minoria, o deputado José Guimarães (PT-CE) também confirmou que o segundo turno da reforma fica para agosto. “É uma vitória importante da oposição, pois dará tempo para o Brasil conhecer os votos dos seus parlamentares e para a gente apresentar alguns destaques, a fim de reduzir o dano da reforma”, declarou Guimarães.

Onyx Lorenzoni informou que o segundo turno deve ocorrer no dia 6 de agosto. Segundo o ministro, com a aprovação da reforma, o sistema previdenciário brasileiro ficará saneado. “Vamos poder pagar em dia as aposentadorias e as pensões. Em agosto, virá ao Congresso uma nova PEC tratando da capitalização, que é o futuro do Brasil”, comentou. “Resolvemos o passado e o presente pelo sistema de repartição e vamos ter um novo regime até o final do ano.”

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta