14/05/2019 - 16h17

Projeto fixa jornada de 30 horas semanais para biomédicos

Reila Maria/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o papel dos povos indígenas na proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dep. Mauro Nazif (PSB - RO)
Mauro Nazif: cansaço dos profissionais pode afetar o atendimento ao paciente

O Projeto de Lei 1738/19 fixa jornada de 30 horas semanais para os biomédicos. O texto insere a medida na lei de regulamentação da profissão (Lei 6.684/79) e está em análise na Câmara dos Deputados. Hoje, os biomédicos estão sujeitos à regra geral prevista na Constituição, de jornada de 44 horas semanais.

Autor da proposta, o deputado Mauro Nazif (PSB-RO) destaca que a jornada de trabalho reduzida já foi concedida a outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos em radiologia.

O parlamentar lembra “é prática bastante comum que os profissionais da área de saúde trabalhem em sistema de plantão de 12 ou até de 24 horas, com os correspondentes períodos de descanso”. Além disso, destaca que o cansaço dos profissionais pode afetar o atendimento ao paciente.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'