Trabalho, Previdência e Assistência

Dia do Contabilista é comemorado em sessão solene

22/04/2019 - 17:07  

A Câmara dos Deputados comemorou hoje (22) o Dia do Contabilista, celebrado todo 25 de abril há 82 anos. Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou a missão e o dinamismo da categoria. “No dia a dia do seu trabalho, os contabilistas colaboram com as pessoas físicas e empresas para gerir de forma segura e correta a vida fiscal”. Maia acrescentou que a contabilidade mudou com o uso da tecnologia e tornou-se mais eficiente e necessária.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia do Contabilista
Dia do Contabilista é celebrado em 25 de abril

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA), autor do requerimento para a realização da sessão solene, disse que hoje há mais de 500 mil profissionais contabilistas e técnicos em todo o país. Ele mencionou a importância de o profissional manter-se atualizado tanto no conhecimento das leis como dos números, e acentuou a relevância dos contadores para o combate à corrupção e uso responsável dos recursos públicos e privados. “Se queremos desenvolvimento econômico e integridade, é tempo de valorizar o oficio dos profissionais de contabilidade”, frisou.

O representante do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, apontou a importância da atuação e responsabilidade dos auditores independentes. Ele disse ser necessário divulgar os princípios contábeis aplicados ao setor público para que seja possível avaliar de maneira mais objetiva os dados e a gestão pública. “Isso vai propiciar que gestores públicos possam fornecer para a sociedade mecanismos de acompanhamento de orçamentos”, explicou.

Vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim de Alencar Bezerra Filho relembrou a história das entidades da categoria, que teve início em 1869, e citou a regulamentação da profissão, em 1946, como um momento marcante. “Desde o século XIX, portanto, a nossa profissão vem construindo seu legado, trabalhando e progredindo junto com o Brasil”, concluiu.

Reportagem - Karina Berardo
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.