Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta prevê acesso público a cadastro de profissionais registrados em conselhos

07/02/2019 - 12:28  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. Candidato a presidência, dep. Carlos Henrique Gaguim (PTN - TO)
Gaguim: "Nada mais justo os conselhos prestarem contas de sua atuação, em especial garantindo a transparência de informações"

O Projeto de Lei 11065/18 regulamenta o acesso público a informações cadastrais dos profissionais registrados em conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas – como os de engenharia e de medicina, entre outros.

Conforme o texto em análise na Câmara dos Deputados, esses conselhos, sejam federais ou regionais, deverão disponibilizar as informações na internet ou por meio de solicitação da parte interessada. Devem ainda garantir a autenticidade, a integridade e a atualização dos dados.

“O acesso a esses dados possibilitará que a população possa melhor se informar quando contratar os profissionais habilitados ao exercício de determinada profissão, com base na confiabilidade das informações prestadas pelos conselhos”, explicou o autor da proposta, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO).

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta