Trabalho, Previdência e Assistência

Para ministro, reforma trabalhista provoca aumento de contratações

20/06/2018 - 10:53  

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Lançamento da Campanha Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho
Evento da Comissão de Trabalho avalia as alterações na legislação trabalhista, que completam um ano em 13 de julho

Modelos de jornada introduzidos ou modificados pela reforma trabalhista já apresentam resultados positivos na luta contra o desemprego. A avaliação é do ministro do Trabalho, Helton Yomura, que participou do lançamento das "Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho", projeto da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, que vai promover palestras em 15 capitais brasileiras com o objetivo de esclarecer juízes, advogados, professores, auditores e outros profissionais do Direito sobre as mudanças na legislação trabalhista.

Mesmo com a turbulência causada pela greve dos caminhoneiros, o ministro acredita que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a maio, que devem ser divulgados na próxima semana, serão positivos.

"A modernização é um instrumento fundamental na luta contra o desemprego. Os resultados até aqui, ainda poucos meses desde a sua implementação, em 11 de novembro de 2017, comprovam isso. Segundo o Caged, só em abril deste ano, tivemos 4.523 admissões para trabalho intermitente, com saldo positivo de 3.600 empregos. E, no regime de tempo parcial, foram 5.762 admissões, com saldo de mais de 2.500 vagas de emprego", afirmou.

O presidente da Comissão de Trabalho e coordenador-geral das Jornadas, deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), concorda que a reforma trabalhista já começa a apresentar resultados positivos contra o desemprego.

"Depois de 75 anos de imobilismo, o Brasil dá um passo para colocar-se lado a lado aos países modernos que vivem situação de pleno emprego. E a prova é que, no primeiro quadrimestre de 2018, nós apresentamos os melhores resultados na contratação formal. Foram mais de 435 mil vagas de emprego formal. Só no ano de 2017, nós tivemos acesso a ocupação com renda de mais de 1,2 milhão de pessoas. No final de 2014, o Brasil começou a perder uma média de 100 mil postos de trabalho por mês. Só em 2015, o Brasil perdeu mais de 1,5 milhão de postos de trabalho", disse ele.

A lei que alterou as normas trabalhistas brasileiras completa um ano no dia 13 de julho. Foram mais de 400 modificações em mais de 100 artigos da CLT. O lançamento das Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho não contou com a participação de críticos da Reforma.

Reportagem - Verônica Lima
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.