Trabalho, Previdência e Assistência

Rodrigo Maia condena tentativa de invasão da Câmara

Durante protesto contra a reforma da Previdência, um grupo de manifestantes ligados à União dos Policiais do Brasil forçou a entrada na Câmara, quebrando vidros

18/04/2017 - 18:28  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Manifestação de Policiais Civis de todo o país contra a reforma da previdência
Manifestação de policiais em frente ao Congresso Nacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, condenou a tentativa de invasão na tarde desta terça-feira (18), durante manifestação da União de Policiais do Brasil, entidade que reúne sindicatos e associações de várias categorias da segurança pública.

Com apoio de centrais sindicais, eles protestavam contra a reforma da Previdência (PEC 287/16). O parecer deve ser apresentado hoje na comissão especial que discute a proposta. 

Durante o protesto dos policiais, foram quebrados vidros de uma das entradas da Câmara. Para Maia, a tentativa de invasão prejudica a imagem da polícia perante a sociedade.

“Se chegamos a esse ponto em que a polícia quebra o patrimônio público, invade o Parlamento sem necessidade, qual a sinalização que vamos dar ao cidadão? Que a gente tem uma polícia que, em vez de defender, ataca? Essa sinalização é ruim para a corporação”, criticou.

O presidente da Câmara avaliou que a atitude dos policiais não foi correta por tentar intimidar os parlamentares. “Vamos continuar debatendo e dialogando, mas não precisa quebrar o patrimônio público. Vamos manter o diálogo com quem quer o diálogo”, disse, que pretende começar a votação em Plenário já no dia 8 de maio. 

Reivindicação
Alguns invasores foram detidos, mas ainda não tiveram os nomes divulgados. De acordo com o deputado Major Olímpio (SD-SP), uma pessoa foi conduzida para o Departamento de Polícia Legislativa da Câmara, mas não ficou comprovada a participação na depredação dos vidros.

“Alguns milhares de policiais, da forma mais justa e legítima, estavam posicionados no gramado, fazendo uma manifestação. Algumas lideranças quiseram entrar para protocolar um pedido de afastamento do relator”, afirmou Major Olímpio.

Vice-líder do DEM, o deputado Pauderney Avelino (AM) criticou o protesto. Para ele, é preciso dialogar e buscar um entendimento. “Foi uma baderna. O protesto foi lamentável. Acho que é legítimo, é democrático, mas não dessa forma. Se for feito o diálogo, podemos chegar a entendimentos, como estamos chegando a [outros] entendimentos.”

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o ambiente de radicalização política é de responsabilidade do governo federal. “O governo está levando o País para a radicalização e a convulsão social, pois quer fazer a reforma na marra. O trabalhador, seja da Polícia Civil ou de outra categoria, está tendo seu direito suprimido. Vai fazer o quê? Vai lutar, e aí começa o conflito”, disse.

Trabalhos mantidos
Alguns deputados rejeitaram a manutenção da sessão plenária desta terça-feira. “É preciso suspender a sessão diante do enfrentamento desnecessário que ocorreu. A Câmara não pode objetar a entrada de ninguém da sociedade”, afirmou Bebeto (PSB-BA).

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 287/2016

Íntegra da proposta