Trabalho, Previdência e Assistência

Frente da Agricultura Familiar critica mudança em aposentadoria rural

21/02/2017 - 19:41  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Manifestação contra a reforma da previdência. Dep. Vicentinho (PT - SP)
Grupo protestou contra mudanças na aposentadoria de trabalhadores rurais

A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) promoveram nesta terça-feira (21), na Câmara, um ato de protesto contra mudanças na aposentadoria rural.

Pela proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo (PEC 287/16), a aposentadoria rural se enquadra nas regras gerais do sistema previdenciário, perdendo as condições especiais que tem hoje.

O presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, criticou o texto e sugeriu a retirada de todo o capítulo sobre os trabalhadores rurais. “Nós estamos conversando com todos os prefeitos do Brasil, com todos os vereadores, mostrando o impacto que isso gerará nos municípios e naqueles que mantêm a economia e a produção de alimentos. Tudo para sensibilizar a sociedade sobre os malefícios da reforma da Previdência da forma como ela está.” 

Trabalhador rural
O deputado Bohn Gass (PT-RS) afirmou que o trabalhador rural é o que mais vai sofrer com a reforma. “Ele ficará desestimulado a produzir alimento, aumentará a saída do jovem no campo, os municípios vão quebrar em vários lugares porque o retorno da Previdência é maior do que o Fundo de Participação dos Municípios, o comércio vai vender menos, a indústria produzirá menos, e isso vai gerar desemprego.”

Já o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), favorável à reforma, assegurou que o trabalhador rural não será prejudicado. “Os deputados da base do governo têm o maior respeito pelos nossos agricultores e por todos aqueles que produzem alimentos para levar à mesa das famílias na cidade”, disse.

Segundo Pereira, haverá muito diálogo para fazer uma reforma da Previdência “que prestigie os que estão aposentados ou vão se aposentar, para que eles tenham uma velhice tranquila, recebendo seu recurso sem ter sobressalto por falta de dinheiro.”

A reforma da Previdência está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara. Depois, será votada pelo Plenário.  

Reportagem - Igor Caíque
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta