Trabalho, Previdência e Assistência

Responsabilidade com a família deve ser dividida entre pai e mãe, diz procuradora

20/03/2012 - 11:52  

A procuradora regional do Ministério Público do Trabalho Adriane de Araújo disse que é preciso dividir a carga de responsabilidade com a família entre homens e mulheres trabalhadores para reduzir a discriminação com as mulheres do mercado de trabalho. Segundo ela, sabendo desta carga maior que a mulher costuma ter, os empregadores podem evitar pagar salários maiores para elas ou deixar de promovê-las a cargos de maior responsabilidade. Adriana participa de audiência pública sobre trabalho decente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Para a procuradora, as creches pagas pelos empregadores, por exemplo, não deveriam estar vinculadas à quantidade de mulheres nas empresas, como diz a lei, mas à quantidade de filhos dos trabalhadores, sejam eles de que gênero forem. Ainda segundo ela, a licença logo após a adoção de uma criança deveria ser dividida entre pai e mãe.

Adriane de Araújo disse ainda que, para evitar a discriminação da mulher, é necessário haver escolas públicas de tempo integral, já que nem todo mundo pode pagar uma trabalhadora doméstica.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem- Sílvia Mugnatto/da Rádio Câmara
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.