Segurança

Sessão solene relembra retomada de Corumbá (MS) durante a Guerra do Paraguai

Fato histórico ocorreu há 152 anos e foi importante para a expulsão definitiva dos invasores paraguaios do território nacional

14/06/2019 - 16:00  

A Câmara dos Deputados homenageou na quinta-feira (13), em sessão solene, o episódio histórico da retomada de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A cidade foi palco da Guerra do Paraguai e recuperada pelo Exército brasileiro em 1867. Atualmente, Corumbá conta com cerca de 110 mil habitantes, é o segundo maior produtor de bovinos e possui um dos mais importantes portos fluviais do País.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Homenagem ao Episódio Histórico da Retomada de Corumbá
Solenidade ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, destacou o esforço militar para conter a invasão paraguaia. “Em praças e monumentos, o povo de Corumbá guarda o registro das façanhas heroicas dos soldados brasileiros”, salientou.

O deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MS), autor do pedido da realização da solenidade, lamentou que poucas pessoas fora de Corumbá conheçam o episódio. O parlamentar apontou que, sem a retomada do território, o Brasil não seria o maior país da América Latina.

“Se não fosse esse marco histórico durante a primeira fase da Guerra do Paraguai, eu não estaria aqui hoje. Na verdade, sequer o estado do Mato Grosso do Sul faria parte do Brasil”, pontuou.

Fronteiras
No mesmo sentido, a deputada Bia Cavassa (PSDB-MS) enfatizou que a data modificou a história de todo o País e redefiniu a maneira de cuidar das fronteiras brasileiras. Ela enalteceu as atividades das Forças Armadas e pediu mais investimento para defesa e monitoramento das áreas fronteiriças.

“Esse episódio fez com que a coroa portuguesa tivesse um olhar diferenciado para as fronteiras do Brasil. Hoje, os inimigos são outros, como o contrabando e as drogas”, afirmou.

Heroísmo
O deputado General Peternelli (PSL-SP) lembrou que a tomada de Corumbá pelo Exército paraguaio no início 1865 foi um momento crítico na primeira fase da guerra. Ele acrescentou que, em 13 de junho de 1867, militares brasileiros expulsaram definitivamente os invasores.

“Assim, enalteço a importância desse evento e os heróis do passado que tornaram-se motivação para os soldados de hoje no cumprimento de sua missão de defender a Pátria.”

Reportagem - Karina Berardo
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.